Guilherme Augusto Vieira[1]
A produção pecuária passa por grandes transformações, evoluindo de um estágio tradicional para um estágio profissional, onde o produtor moderno busca a eficiência e a lucratividade nos processos produtivos inserindo os conceitos de pecuária de ciclo curto e a produção intensiva.
Dentro desta evolução constata-se a presença de produtores atentos as novas realidades de mercado, utilizando novas tecnologias (confinamento e semiconfinamento), principalmente novas técnicas de reprodução, cruzamento industrial e uso de suplementos nutricionais visando ajustar e melhorar a produtividade da pecuária.
Entretanto, apesar dos avanços na produção, a pecuária brasileira enfrenta um grande desafio que é o período seco do ano.
Durante o período seco o valor nutritivo e a produção de gramíneas forrageiras nos trópicos diminuem levando a desnutrição dos animais criados a pasto e consequentemente baixo ganho de peso, baixos índices reprodutivos e o que impacta diretamente nos custos e qualidade da produção de pecuária de corte no Brasil que tem a maioria utilizando o sistema extensivo.
Mas o que é sal proteinado?
Durante a leitura deste artigo , o leitor irá conhecer a definição, composição e os tipos de suplementos proteinados.
Primeiramente será abordada a diferença entre sal mineral e sal proteinado.
Sal mineral: É uma combinação industrial (ou mistura industrial) de Sal Comum + Minerais (micro e macroelementos)
Sal Mineral: Sal Comum + Fontes de Minerais |
Os minerais são Cálcio, Fósforo, Iodo, Ferro, Manganês, Mn, Selênio, Cobalto, Cobre, dentre outros.
Os Minerais são importantes nutrientes para a saúde e manutenção dos animais e a mistura mineral deve ser fornecida diariamente a todas as categorias animais.
As deficiências destes nutrientes podem acarretar várias doenças e distúrbios nos animais como: perda de peso, atrasos reprodutivos, retenção de placenta, raquitismo dentre outros.
Sal Proteinado: É um suplemento mineral enriquecido com fontes de energia (milho/sorgo), mais fontes de proteínas que podem ser verdadeiras ( farelo de soja, algodão) e/ou NNP (ureia) acrescidos de aditivos.
O Sal Proteinado também é denominado de Misturas Múltiplas ou Suplementos Proteinados.
Sal Proteinado = Sal Mineral + Fontes de energia + Fontes de Proteínas +NNP + Núcleo |
O objetivo de se fornecer a Mistura Múltipla é fornecer nitrogênio solúvel no rúmen para o crescimento das bactérias celulolíticas, aumentando a digestibilidade da fibra e o aporte de energia para o animal. (Lopes et al,1999; Barbosa & Graça,2003)´
Segundo Lana (2002), as principais vantagens de se utilizar a suplementação com Proteinados, destacam-se:
Aumentar o fornecimento de nutrientes para os animais, utilizar as pastagens de modo mais adequado, evitar a subnutrição, melhorar a eficiência alimentar, auxiliar na desmama precoce, reduzir a idade do primeiro parto, reduzir o intervalo entre partos, diminuir a idade de abate, aumentar a taxa de lotação das pastagens e auxiliar na terminação de animais de descarte.
Pode ser fornecido para qualquer categoria animal durante o período seco ou chuvoso.
O Sal Proteinado é dividido em[1]:
- Sal Ureado (Sal Mineral + Uréia)
- Sal Proteinado Seca
- Sal Proteinado Chuvas (energético)
- O Sal Ureado foi o primeiro Suplemento Proteinado a ser utilizado pela pecuária nacional. Tem bons resultados, deve ser utilizado no período seco do ano e tem um custo menor que o Suplemnentos Proteinados Múltiplos.
- O Sal Proteinado Seca – É o Suplemento Proteinado que apresenta um alto teor proteico tendo em sua composição uma fonte de proteína verdadeira e o NNP[2], além da fonte de energia mais o sal comum e os complementos minerais
- Sal Proteinado Chuvas ou proteína Energético – É o suplemento proteinado com alto teor de energia em sua composição, além da fonte proteica, sal comum e os complementos minerais e aditivos. Tem como finalidade otimizar o uso das pastagens durante o período chuvoso potencializando o ganho de peso dos animais nesta época do ano.
Atualmente, o mercado oferece os suplementos proteinados intermediários utilizados nos períodos de transição de seca e chuvas.
Ao introduzir um Sal proteinado é necessário que seja economicamente viável, isto é, apresente uma ótima relação benefício x custo positiva.. Além disto, deve ser levado em consideração que o animal suplementado sairá mais rápido da propriedade e os ganhos serão compensatórios.
Outra dica: Ao iniciar o fornecimento de suplementos proteinados aos animais, estes devem passar por um período de adaptação, começando com pequenas quantidades até chegar no consumo desejável.
A título de conhecimento será colocado a composição básica de um Suplemento Proteinado e os ingredientes, a se destacar:
Componente | Ingredientes |
Fonte energia | Milho ou sorgo |
Fonte proteica verdadeira | Farelo de soja ou algodão, Torta de algodão |
NNP | Ureia |
Cloreto de Sódio | Sal comum |
Núcleo premix ou Composto Mineral/Vitaminas | Minerais, Vitaminas, Aditivos |
Fonte: Adaptado pelo Autor,2025
Ao finalizar o artigo , observou-se uma evolução dos suplementos minerais no Brasil, sendo de grande valia para a produção nacional já que tem importante função na manutenção e ganho de peso dos animais no período crítico do ano e que afeta a produtividade da pecuária nacional. O artigo também procurou demonstrar a diferença entre Sal Mineral e Sal Proteinado e suas funções.
Caso deseja consultar as referências, entrar em contato com o Autor ( guilherme@guilherme
Deseja ter um maior conhecimento sobre rações e proteinados? Adquira o nosso Manual Rações & Proteinados para Semiconfinamento. Clique aqui e confira

[1] Existem no Mercado outros exemplos de Suplementos com a finalidade de potencializar o ganho de peso dos animais.
[2] Nitrogênio Não Proteico – Ureia por exemplo.
[1] Médico Veterinário, Professor Universitário, Doutor em História das Ciências. Coordenador das plataformas Farmácia na Fazenda e www.semiconfinamento.com.br , Atualmente é Colunista do Presente Rural, Folha Agrícola, Agrolink, e Embaixador de Conteúdos do Programa Giro do Boi do Canal. Rural. Contatos com autor Instagram:@gvieiraoficial ou guilherme@farmacianafazenda.com.br
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Nextdoor(abre em nova janela)