Defensivos genéricos de origem garantida, possuem a mesma qualidade dos defensivos de marca a preços muito mais acessíveis.
Guilherme Augusto Vieira[1]
Segundo o CanalAgro Estadão (2023)[1], atualmente o Brasil possui 159 milhões de hectares de áreas de pastagens, sendo que cerca de 90 milhões de hectares de pastagens estão sob degradação intermediária ou severa.
Conforme Vasconcelos (2006), Dias-Filho (2017), considera-se a degradação de pastagens, a queda contínua e acentuada da produtividade da pastagem, no decorrer do tempo.
Segundo os autores, são várias as causas da degradação das pastagens, tendo como fator principal o empobrecimento dos solos, destacando-se:
- Manejo e práticas culturais inadequadas;
- Implantação de espécies forrageiras inadequadas no local;
- Ocorrência de pragas, doenças e invasoras;
- Super pastejo e sub pastejo;
- Má implantação das pastagens;
- Falta de manutenção das pastagens (adubação de cobertura e controle periódico de invasoras);
Segundo Dias-Filho (2017), um dos indícios de da degradação das pastagens são o aumento do percentual de plantas daninhas e de áreas de descobertas (sem presença de plantas), perda do vigor e a produtividade ,diminuição do número de capins nas áreas de pastagens.
Vasconcelos (2006) relata que para recuperar uma pastagem degradada são necessários investimentos, além da aplicação de processos mecânicos (aração, gradagem, subsolagem) e químicos (correção e adubação dos solos, aplicação de herbicidas específicos para o controle de invasoras).
Muitos pecuaristas alegam os altos custos dos defensivos e fertilizantes para fazer a manutenção das pastagens, fato este que explica um dos motivos para o grande percentual de pastagens degradas no Brasil.
Recentemente, (2019)[2], foi autorizado por órgãos competentes, o registro de defensivos genéricos no Brasil, o que possibilita o acesso por parte dos pecuaristas e demais produtores rurais.
Entre as vantagens do uso dos defensivos genéricos destacam-se:
- Estímulo a concorrência, reduzindo os preços dos demais produtos;
- Aumenta o acesso por parte dos produtores rurais (pecuaristas e agricultores) a produtos seguros e eficazes;
Vale lembrar que os defensivos genéricos produzem o mesmo efeito sobre as pragas, doenças e ervas daninhas que os produtos de marca.
Um outro detalhe que o leitor deve ficar atento: adquirir produtos de empresas idôneas[3] , sérias que comercializam produtos registrados no MAPA, ANVISA e IBAMA.
Concluindo, com o acesso a defensivos genéricos, mais em conta, produtos de qualidade, o produtor rural tem acesso a um leque de produtos ( de marca ou genéricos), podendo assim trabalhar melhor na implantação, manutenção de suas pastagens e com isso melhorar a sua produtividade.
A Instaagro, primeiro e-Commerce e MarketPlace agrícola do Brasil, possui uma linha exclusiva de defensivos genéricos importados com ótimos preços, qualidade extrema e assistência técnica virtual, receituário agronômico. Confira em https://www.instaagro.com/defensivos-agricolas
Ou então entre em contato diretamente 11- 99604-5772 (Sr. Daniel)
Referências Bibliográficas:
DIAS-FILHO, M. B. Degradação de pastagens: o que é e como evitar . Brasília, DF : Embrapa, 2017;
VASCONCELOS, C.N. Pastagens, implantação e manejo. Salvador -BA:EDBA,2006
[1] https://summitagro.estadao.com.br/comercio-exterior/brasil-atrai-investimento-internacional-para-recuperar-pastagens/
[2] https://abifina.org.br/outras-noticias/diario-oficial-traz-publicacao-de-defensivos-agricolas-com-genericos-e-produtos-mais-modernos/
[3] Empresas registradas, com CNPJ, registradas nos órgãos municipais, estaduais e federais.
[1] Médico Veterinário, Doutor em História das Ciências. autor do livro Como montar uma farmácia na fazenda, dos Manuais Semiconfinamento e Confinamento, atualmente é gestor das Plataformas www.farmacianafazenda.com.br e www.semiconfinamento.com.br , contato: guilherme@farmacianafazenda.com.br
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Nextdoor(abre em nova janela)