empresa-rural

 

Planejamento empresarial rural: conheça a nova visão da produção agropecuária – Guilherme Augusto Vieira

A produção agropecuária tem passado por várias transformações ao longo do tempo, evoluindo de um estágio amador para um estágio profissional exigindo do empresário rural uma nova visão de administrar e fazer a gestão de sua fazenda.

Diante desta perspectiva, ganham novos entendimentos, ações e atitudes, em que produzir com eficiência, controle de custos e melhorar os índices produtivos tornam-se princípios básicos de sobrevivência para a empresa rural. Fatores estes que impõe produção em escalas, margens estreitas e um cenário econômico não muito favorável principalmente nos anos de 2014 a 2017, onde o Brasil passou por um período de recessão econômica sem precedentes.

Neste contexto, implantar as ferramentas de gestão empresarial ( planejamento, organização, direção e controle) é fundamental para a sobrevivência da empresa rural.

No novo cenário da produção rural, o planejamento torna-se cada vez mais importante.Segundo Silva (2013),  o planejamento é considerado a função principal desempenhada dentro do processo produtivo.É necessário para determinar os métodos e os tipos de controle necessários, o tipo de administração que a empresa vai adotar.

O Planejamento, segundo Batalha & Souza Filho (2005),pode ser definido como um processo consciente e sistemático de tomada de decisões sobre objetivos e atividades que uma pessoa, um grupo ou uma unidade de trabalho buscará no futuro. Em suma, planejar é decidir no presente as ações que serão executadas no futuro, buscando realizar finalidades pré-estabelecidas.

A importância do planejamento reside em sua habilidade de indicar um procedimento racional para atingir o fim visado. O planejamento tem por base o conhecimento dos fins desejados, dos recursos disponíveis e do potencial das diferentes combinações dos recursos. Quanto mais profundo for o conhecimento desses fatores, maiores serão as probabilidades de se atingir o objetivo.

O Planejamento da Empresa Rural

Planejar as atividades produtivas em uma empresa rural é altamente complexo, pois envolve uma série de variáveis, que vão desde as condições climáticas, ocorrência de pragas e doenças, ciclo biológico das produções e principalmente o comportamento de mercado, principalmente os ciclos das comoditties que interferem tanto nas produções agrícolas quanto as pecuárias.

Para realizar um bom planejamento da empresa rural deve-se começar com os estabelecimento dos objetivos, metas , prazos e estruturas de controle.

Depois realizar uma análise minuciosa do ambiente externo da empresas rurais, buscando informações sobre os juros, políticas econômicas, cenário político, balança comercial, preços dos insumos, preço da arroba do boi (pecuarista) e demais fatores que possam impactar a lucratividade da empresa.

Outro ponto a se avaliar no tocante ao planejamento é fazer a análise interna da empresa, que consiste na análise dos recursos existentes na empresa rural como os recursos físicos (pastos, áreas de plantios, aguadas, instalações e equipamentos), recursos financeiros, mercadológicos e humanos. Deve-se fazer a seguinte pergunta: Será que tenho condições operacionais e financeiras para aumentar a minha produção?

Por fim se o leitor for um produtor do segmento aniaml deve-se realizar um levantamento do seu rebanho, com escrituração zootécnica para saber quais e quantas categorias animais estão presentes em seu rebanho.

Depois fazer um bom planejamento nutricional , com planejamento forrageiro, planejamento de compras de rações e matérias-primas , áreas de armazenamento e demais variáveis.

Fazer um bom planejamento sanitário, esboçando um calendário de vacinações e vermifugações baseado no número de animais envolvidos no processo produtivo. Além do planejamento sanitário deve-se fazer o planejamento reprodutivo do rebanho/plantel, caso a sua produção for de ciclo completo.

Lembrar que após a realização de todas as etapas do planejamento, deve-se fazer o orçamento, chegando a uma ordem de grandeza e estudar onde buscar os recursos necessários para realização dos objetivos.

Após esta etapa deve-se elaborar um bom plano de ação e os devidos processos de tomada de decisões das futuras ações.

Parece simples, mas deve-se começar a trabalhar o quanto antes, pois as novas vertentes da produção agropecuária exigem profissionalismo .

Pensando nisso a Qualyagro – VeteAgroGestão – Farmácia na Fazenda, lançaram o Curso de Administração Rural – A nova empresa rural, a realizar-se nos dias 09 e 10 de junho em Feira de Santana –Bahia.Maiores informações no site www.farmacianafazenda.com.br/produtos  , através do contato@farmacianafazenda.com.br  e 71-98101-4194

adm rural3