Apresentação do Livro

livroA produção agropecuária brasileira evoluiu muito nos últimos tempos, passando de uma fase amadora para uma fase profissional, no qual o Brasil tornou-se uma das grandes potências mundiais na produção de proteína animal, produzindo alimentos de grande qualidade, destacando a produção de carnes (bovinos, suínos, aves, caprinos e ovinos),ovos e leite.

Atualmente, o desenvolvimento das práticas de produção e manejo animal, com destaque para a sanidade, levou ao sucesso das produções animais, entretanto, muitos produtores rurais não utilizam as práticas adequadas de manejo, sanidade, gestão agropecuária, padrões e processos para o desenvolvimento das atividades, comprometendo a produção e produtividade, levando estas propriedades apresentarem baixa lucratividade, ficando o produtor fora do moderno contexto do agronegócio, onde a gestão de custos é um fator importante para o sucesso da atividade.

Este livro foi construído a partir da experiência de campo do autor que quando solicitado em seus serviços veterinários chegava às fazendas e não encontrava um mínimo de medicamentos e materiais necessários para a prática veterinária. Também se observava a falta de local apropriado para o armazenamento de medicamentos, levando aos desperdícios e comprometimento da qualidade dos mesmos.

Diante destas observações, o livro apresenta capítulos de como montar uma farmácia com medicamentos, equipamentos e materiais específicos para cada produção animal, além de um capítulo de localização, construção, instalação e armazenamento de medicamentos. Apresenta também capítulo destinado ao planejamento da farmácia da fazenda, destacando-se o planejamento e programação de compras de produtos veterinários obedecendo aos critérios técnicos de cada produção e a seleção de fornecedores. Foi elaborado um capítulo destinado a gestão de custos na aplicação e utilização de medicamentos e produtos veterinários, proporcionando aos produtores uma reflexão sobre análise de custos básica. Por fim o livro faz uma contextualização entre os insumos veterinários e o agronegócio brasileiro, inserindo o produtor dentro do conceito de agronegócio, suas concepções, além de oferecer uma visão de cadeia produtiva e a importância de sua atividade no contexto da produção brasileira.

Público-Alvo

Produtores rurais, pecuaristas, produtores de aves, suínos, ovinos, caprinos e equinos, profissionais de ciências agrárias e agronegócios (veterinários, agrônomos, zootecnistas); economistas, administradores; técnicos agropecuários, acadêmicos de medicina veterinária, zootecnia, engenharia agronômica, profissionais de iniciativa privada e pública, ligadas a área de agropecuária e agronegócios; Administradores de granjas leiteiras, fazendas de gado de corte, granjas de produção de aves e suínos;

Objetivo do Livro

Fornecer aos pecuaristas e produtores rurais ligados a produção animal elementos de como organizar uma Farmácia  na Fazenda, facilitando as compras, evitando perdas, e otimizando processos e favorecendo a aplicação correta de medicamentos