Curso on-line
Produção de Silagens

Comprar curso

Nosso objetivo é capacitar técnicos e produtores rurais sobre as etapas de planejamento, confecção e utilização de silagens.

Após a realização do curso será possível saber qual cultura utilizar para produzir silagem de acordo com o sistema de produção e as condições edafoclimáticas e planejar a confecção e utilização da silagem, desde o dimensionamento do silo, uso de maquinário, bem como o manejo da silagem após a abertura do silo.

Além disso será possível determinar a utilização ou não de aditivos de acordo com as características da cultura ensilada.

Mais informações: silagens@farmacianafazenda.com.br | Fone: (71) 98101-4194

Promoção: Qualyagro Consultoria & Treinamento – VET Agrogestão
DATA: fluxo contínuo durante um ano.
Local: Plataforma VeteAgroGestão: https://veteagrogestao.clickmob.com.br/cursos/5429
Horário: livre. Você escolhe o melhor horário para assistir o curso.
Carga Horária: 18 horas.

Professor Dr. Thiago da SilvaPalestrante:
Professor Dr. Thiago da Silva, Engenheiro Agrônomo, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorados em Zootecnia, na área de Forragicultura. Atua nas áreas de produção, avaliação e conservação de forragens, produção e nutrição de ruminantes.

http://lattes.cnpq.br/9362561421280896

Comprar curso
Resultado da Silagem

Atualmente vivenciamos um momento de intensificação sustentável da produção animal devido ao impacto ambiental gerado pela atividade e ao aumento da demanda por alimentos de origem animal, bem como uma maior exigência por partes dos animais pertencentes aos diferentes sistemas de criação.

A produção de silagem conhecida por muito tempo como uma opção de alimento para os ruminantes durante o período de escassez de forragem assume, no contexto atual, relevância ainda maior devido ao aumento na demanda por forragens de qualidade para a alimentação de ruminantes, com objetivo de aumentar não só a produção, mas a eficiência produtiva.

Para tal, é necessário considerar a eficiência de utilização de todos os recursos, desde a adubação, passando pelo maquinário utilizado, até a alimentação dos animais propriamente dita.

Entretanto, a produção de silagem de forma eficiente com alta qualidade ainda é um paradigma na maioria das propriedades rurais do Brasil.

Metodologia do Curso

O curso terá uma carga horária de 18 horas, e contará com Instrutor especializado na produção de silagem. As aulas serão ministradas de forma interativa entre alunos, professor na modalidade on-line, com aulas teóricas e apresentação de casos práticos, nos quais os alunos aprenderão a produção e o manejo correto da silagem, os tipos de silos, bem como as principais culturas destinadas à produção de silagem.

Serão ofertados 05 (cinco) módulos específicos na modalidade à distância no período de 4 (quatro) semanas. Os alunos terão à disposição material didático, planilhas com indicação de literatura complementar com textos hiperlinkados (indicação de sites e arquivos). Além disso, serão enviados exercícios para ajustes do conhecimento.

Público-Alvo

Produtores rurais, Agrônomos, Zootecnistas, Veterinários, Gestores de fazendas, Técnicos agropecuários, Estudantes de Ciências Agrárias e demais interessados.

Comprar curso

Conteúdo Programático

I Contextualização da produção animal

a) Princípios para produção de silagem de alta qualidade
b) Conceitos básicos: silagem, silo e ensilagem

II- Culturas para produção de silagem

a) Milho
b) Sorgo
c) Capins tropicais
d) Cana

III- Como produzir a silagem?

a) Planejamento
b) Cultivo
c) Colheita/corte
d) Compactação
e) Vedação
f) Armazenamento
g) Tipos de silo: trincheira, superfície, silos bag (bolsa)
h) Perdas no processo de ensilagem

IV- Abertura do silo e utilização da silagem

a) Perdas após a abertura
b) Manejo da silagem na abertura
c) Como monitorar a qualidade da silagem?

V- Uso de aditivos na ensilagem

a) Aditivos absorventes de umidade
b) Inoculantes
c) Aditivos químicos

Comprar curso

Mais informações: silagens@farmacianafazenda.com.br | Fone: (71) 98101-4194

Casale

Super Casale - Colhedora de Forragem

Colhedora de Forragem CRC AP - 2016


Conheça a CFC Super
Colhedora de forragem de alta produção para trato verde.


Laboremus

Laboremus SBL35N