Utilização correta de vias de administração de medicamentos garante eficiência nos tratamentos nos animais

0

Utilização correta de vias de administração de medicamentos garante eficiência nos tratamentos nos animais

 Guilherme Augusto Vieira

Para aplicar um medicamento veterinário nos animais deve-se escolher qual via de administração de medicamentos que deve ser utilizada, de preferência com a indicação do Médico veterinário.

A via de administração é o caminho pelo qual uma droga é colocada em contato com o organismo animal tornando-se um importante constituinte para a taxa de eficiência da absorção do medicamento e do tratamento prescrito.

No tratamento dos animais, as vias mais utilizadas são:

  • Oral, intradérmica, injetável (intramuscular, intravenosa, subcutânea), intrarruminal, intramamária, via local (uso tópico, ocular); Pour-on

Neste post iremos abordar sobre a via oral para administração de medicamentos.

A via oral é caracterizada pela introdução do medicamento no organismo pela boca ou ingestão do animal;

São utilizados medicamentos líquidos, em suspensão, pós, comprimidos, drágeas, pastas são os mais indicados por esta via; Também utiliza-se para hidratação oral em casos de animais debilitados.

Em bezerros, caprinos e ovinos utilizam pistolas dosificadoras para ingestão de vermífugos e também para tratamentos mais complexos utilizam-se sondas esofágicas com introdução do tratamento diretamente no rúmen, em caso dos ruminantes.

vacinador multidose agrozootec

Pistola dosificadora de Medicamentos da Agrozootec ( www.agrozootec.com.br)

Deseja conhecer mais sobre as vias de administrações de medicamentos, equipamentos e medicamentos veterinários, conheça o Curso Entendendo os Produtos Veterinários da Veteagrogestão e Farmácia na Fazenda.

300 X 150 2

Informações e inscrições: https://veteagrogestao.clickmob.com.br/cursos/5499

contato@veteagrogestao.com.br ou 71-98101-4194

#medicamentoveterinário  #produtoveterinário #veterinária #tratamento #caprino #ovino

  • Na foto da legenda observa-se o Médico Veterinário Lívio Mascarenhas em aula prática treinando os alunos em aplicação via oral de medicamentos em carneiros.

Comentários

comentários

Compartilhe