Porque usar detergentes na limpeza dos bebedouros de bovinos?

0

Guilherme Augusto Vieira[1]

Quando se fala em limpeza de bebedouros nas fazendas a primeira coisa a se pensar é como limpá-los e de que forma limpá-los.

A grande maioria das fazendas utiliza-se como protocolo básico de limpeza o uso da velha vassoura para retirar todos os resíduos e enxágue dos bebedouros.

Mas será que isso limpa verdadeiramente os bebedouros e mantem uma água de qualidade para os animais?

Na verdade não. Senão vejamos:

A água que abastece os bebedouros de nossas fazendas são provenientes de rios, fontes e poços artesianos. A água é rica em matéria orgânica e pelo fato de ficar armazenada nos reservatórios e bebedouros, sem receber tratamento químico.

Devido a estes fatores, ocorre o processo de eutrofização, que vem a ser um enriquecimento artificial causado pelo aumento das concentrações de nutrientes na água, principalmente por compostos nitrogenados e fosfatados, resultando num aumento dos processos naturais da produção biológica (Veiga,2011 apud Silva,2011).

Além da matéria orgânica, ocorre o desenvolvimento de algas , lodos e outros substratos que ficam impregnados na parede dos bebedouros, conforme mostra a figura:

IMG_20180706_103101355_HDR

A foto mostra o bebedouro sujo, com as paredes e pisos impregnados de matéria orgânica, de difícil remoção.

Como fazer para retirar e limpar estas “sujeiras” dos bebedouros?

Deve-se utilizar detergentes apropriados e direcionados para esta finalidade conforme mostra a foto.

Os detergentes são os principais agentes de limpeza. que podem ser definidos como, substâncias capazes de promover limpeza, quando dissolvidas em água.  De acordo com Véras (2002), a principal função dos detergentes é reduzir a tensão superficial, permitindo a melhor penetração das soluções nas sujidades, facilitando sua mistura com a  água, promovendo a remoção das sujidades.

A ação mecânica (esfregaço, varreduras) nas superfícies, tem como objetivo reduzir a quantidade de resíduos presentes nas superfícies das paredes e pisos dos bebedouros. Nesta etapa ocorre a remoção de cerca de 90% dos resíduos solúveis em água.

O detergente ideal para limpeza dos bebedouros deve possuir as seguintes características:

  • Não pode ser detergente caseiro e/ou de uso doméstico
  • Solúvel em água na temperatura desejável;
  • Não ser corrosivo para as superfícies dos equipamentos;
  • Não ser tóxico;
  • Não ser irritante para a pele e os olhos;
  • Inodoro;
  • Biodegradável;
  • Ser econômico;

Os detergentes utilizados nestes procedimentos devem ser registrados no Ministério da Agricultura e/ou ANVISA. Devem ser utilizados com as dosagens corretas e sob orientação técnica.

Um outro cuidado que deve ter é o seguinte: Após a utilização do detergente, deve-se ter um tempo de contato com a superfície, uma boa enxaguagem para não deixar resíduos.

Ao final deste artigo, chega-se a conclusão que não se deve “limpar” os bebedouros só com água e esfregão e sim usar um bom detergente.

No próximo artigo abordaremos os tipos de detergentes a serem utilizados na limpeza dos bebedouros.

Conheça nosso Manual Programa de Higiene de Bebedouros. Informações: http://www.bebedourolimpo.com.br/manuais/  ou pelo zap: 71 -98101-4194

#sanidadeanimal #SindicatoRuralDeCuiab #Palestra #SanidadeAnimal #Sanidade #londrinandopet #cachorrotudodebom #amomeucao #bichofeliz #alimenta #alimentodeverdade #vacinacaoconsciente #Lacta #vacadeleite #Gado #Agroneg #SomosAGRORA #Pecu #AGRORA #Ourofino #ProtocolodeIndu #enfermidadesdenotifica #rebanhobovino #defesagropecu #vacinas #caotainer #c #drben #calendariodevacinacao #cidasc

 

 

[1] Médico Veterinário formado pela EVZ/UFG. Mestre em Nutrição ,saúde e alimentos, Doutor em História das Ciências. Autor dos livros Como montar uma farmácia na fazenda e O agronegócio e a produção agropecuária. Professor universitário e Consultor de várias empresas agropecuárias.

Comentários

comentários

Compartilhe