O que é um semiconfinamento?

0

Guilherme Augusto Vieira

guilherme@farmacianafazenda.com.br

Atualmente a pecuária de corte no Brasil passa por grandes transformações, incorporando um novo contexto, no qual a busca pela melhoria da eficiência na produção de carne tem alterado o perfil da pecuária brasileira, principalmente no quesito de ter uma pecuária de ciclo curto. Neste aspecto, a utilização da técnica do semiconfinamento apresenta-se como uma excelente opção para os produtores.

O que é o Semiconfinamento?  Quais as diferenças entre semiconfinamento x confinamento? Quais os tipos de semiconfinamento?

São perguntas que responderemos neste post.

Entende-se por Semiconfinamento, o sistema de produção intensiva de bovinos que consiste na engorda de animais onde são utilizadas pastagens como alimentos volumosos e o fornecimento de ração concentrada nos cochos dispostos nos piquetes ou invernadas. Trata-se de sistema de terminação e tem como função proporcionar uma boa cobertura de gordura na carcaça atendendo assim as exigências de animais terminados por parte dos frigoríficos.

Resumindo: A técnica do Semiconfinamento fundamenta-se na alimentação dos animais no pasto e no cocho disponibilizado em áreas de pastagens diferenciadas.

Geralmente utilizam-se pastagens diferidas para a engorda dos animais. As pastagens diferidas são aquelas áreas vedadas durante o final do período chuvoso, no qual será acumulada uma quantidade de forragem suficiente para os animais pastejarem no período seco.

 Quais as principais diferenças entre confinamento e semiconfinamento.

Segundo Gusmão & Vieira (2012) o confinamento é o sistema de criação de bovinos em que lotes de animais são encerrados em piquetes ou currais com área restrita, e onde os alimentos e água são fornecidos em cochos.

Ao analisar os conceitos, verifica-se que na prática do confinamento os animais são produzidos em currais, “fechados”, enquanto que no semiconfinamento os animais são produzidos em pastagens. Veja abaixo as fotos de confinamento e semiconfinamento para melhor entendimento.

Figura 1. Animais em Semiconfinamento

IMG_5622

Figura 2 Animais em Confinamento

IMG_20180705_142128643

Ao verificar as duas figuras nota-se que no confinamento há necessidade de instalações, equipamentos e mão-de-obra diferenciadas o que encarece o custo operacional e consequentemente investimentos, apesar de se produzir uma quantidade maior de animais.

E o Semiconfinamento os animais são “terminados” a pasto, sem os custos adicionais das instalações do confinamento.

Quais os tipos de semiconfinamento que podem ser implantados na Fazenda?

Na pecuária de corte há vários de tipos de semiconfinamento, nos quais são utilizadas várias categorias animais para realizar o semiconfinamento, embora a maioria dos produtores utiliza esta técnica para terminação dos animais a serem enviados para o abate.

As principais categorias utilizadas para o semiconfinamento são:

  1. Animais em Terminação
  2. Animais machos em recria
  3. Novilhas e Fêmeas em reposição

Vale ressaltar que não existe pior ou melhor sistema de produção intensivo, ambos são rentáveis e proporcionam avanço no desempenho dos animais, principalmente no tocante ao acabamento e melhoria das carcaças. O uso das tecnologias devem ser analisadas como atividades estratégicas dentro de seu sistema de produção, e também qual sistema “cabe no seu bolso” e tem capacidade de produzi-lo.

Após análise deste artigo, o semiconfinamento enquadra-se naquelas fazendas que pretendem terminar seus animais em ciclo curto e desejam investir em instalações menos complexas que o confinamento.

Deseja saber mais sobre Semiconfinamento, visite nossa página: https://www.farmacianafazenda.com.br/semiconfinamento/  ou guilherme@farmacianafazenda.com.br ou pelo whatsapp:71-99161-2740.

Deseja implantar o semiconfinamento em sua Fazenda, conheça nosso plano básico de Consultoria on line para Semiconfinamento.

gestão semiconfinamento

Ou se deseja aprender a teoria do Semiconfinamento contrate nossos serviços de aulas de Gestão Agropecuária e direcionamos para Aulas sobre Semiconfinamento.

Instagram Gestão Agropec

Dicas de Produtos para Semiconfinamento:

Ação Tratamento
Entrada dos animais no semiconfinamento (I) Fortificante + Ectoparasiticida

Megabov + Goldmac (Abamectina + ADE)

Entrada dos animais no semiconfinamento (II)

(Animais com carrapatos)

Fortificante +Ectoparasiticida + Antiparasitário pour on

Megabov+ Goldmac (Abamectina + ADE) + Lactus

Entrada dos animais no semiconfinamento (III)

(Animais com carrapato)

Fortificante +Ectoparasiticida + antiparasitário pulverização

Megabov+ Goldmac (Abamectina + ADE) + Couro Limpo

AQUSIÇÃO DOS PRODUTOS: WELLINGTON FERREIRA: 16-99159-2080

Comentários

comentários

Compartilhe