Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/html/farmacianafazenda.com.br/web/blog/wp-includes/plugin.php on line 601

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/html/farmacianafazenda.com.br/web/blog/wp-includes/plugin.php on line 601

Warning: Parameter 1 to Bunyad_Posts::pre_get_posts() expected to be a reference, value given in /var/www/html/farmacianafazenda.com.br/web/blog/wp-includes/plugin.php on line 601
O que é a Recria Turbinada? ( resumo da live)

Warning: Parameter 1 to Bunyad_Posts::pre_get_posts() expected to be a reference, value given in /var/www/html/farmacianafazenda.com.br/web/blog/wp-includes/plugin.php on line 601

O que é a Recria Turbinada? ( resumo da live)

0

Você sabe o que é Recria Turbinada?

Novilhos e novilhas precoces

Guilherme Augusto Vieira

guilherme@farmacianafazenda.com.br          Tecnologia utilizada para encurtar o ciclo recria da pecuária de corte

I – Introdução

A produção de bovinos de corte é uma atividade de produção animal realizada entre fases (cria, recria e engorda) no qual o conjunto das destas fases forma-se o processo produtivo da pecuária de corte.

A recria compreende a fase entre a desmama até o momento que o animal é encaminhado para a reprodução ou terminação.

No Brasil, devido as condições de clima e desempenho das pastagens, principalmente no período seco do ano, a recria é a fase da produção da pecuária de corte com o período mais longo do ano tendo como consequência o parto mais tardio e o comprometimento do desenvolvimento dos bezerros elevando a média de idade do abate dos animais.

A produção brasileira apresenta alguns desafios como introduzir a pecuária de ciclo curto (diminuir o ciclo longo produtivo), melhorar as taxas de natalidade, melhorar a qualidade de carcaça dos animais, recuperar as pastagens, reduzir a taxa de mortalidade dos animais e principalmente procurar encurtar o ciclo da recria.

Atualmente, observa-se no Brasil um avanço na produção intensiva brasileira utilizando-se as tecnologias na fase de engorda como uso de confinamento e semiconfinamento de bovinos, havendo necessidade de preparar os animais em recria com qualidade para a pecuária intensiva.

Também observa-se um aperfeiçoamento nos processos reprodutivos com a introdução de novas técnicas de reprodução como IATF, aprimoramento das técnicas de inseminação artificial, transplante de embriões assim como as fazendas de cria tem como desafio aumentar a taxa de natalidade e diminuir a idade das fêmeas para o primeiro cio.

Um das alternativas para produzir novilhos e novilhas precoces é encurtar o ciclo da recria e preparar os novilhos para o confinamento/ semiconfinamento e as novilhas para uma reprodução mais precoce sem comprometer a qualidade do ciclo produtivo dos animais.

Diante do exposto apresentamos o Programa e Manual Recria Turbinada

 O objetivo deste “paper” é apresentar as bases conceituais do Recria Turbinada, suas vantagens e desvantagens.

II- O Programa Recria Turbinada?

Um dos maiores problemas observados na pecuária de corte nacional é o longo tempo do período da recria, onde os animais permancem na fazenda provocando altos custos operacionais.

De acordo com Silveira (2012), o período longo da recria traz alguns prejuízos, a se destacar:

  • Acelera a degradação das pastagens, pois os animais passarão mais de um período de seca invernal na propriedade;
  • Inchaço das propriedades, pois o fluxo de entrada de bezerros sempre será maior que o da saída, fato esse que obriga a abertura de novas áreas de pastejo e /ou o arrendamento de pastos.
  • Atraso na idade de abate, em média acima de 36 meses no país, consequentemente onerando o custo de produção além de prejudicar a qualidade da carcaça e da carne.
  • Atraso no cio das fêmeas elevando a idade do primeiro cio entre 24 – 36 meses (uma realidade em grande parte da pecuária extensiva)

Uma das alternativas para encurtar esta importante fase do cilco produtivo é a proposição de um Programa de Recria , denominado Recria Turbinada.

 A Recria Turbinada vem a ser um Programa cujo objetivo e  encurtar o período de Recria  utilizando recursos operacionais, pastagens de boa qualidade, manejo sanitário eficiente, manejo nutricional intensivo e gestão por resultados.

Propomos um Programa baseado no Planejamento e a Gestão por resultados fundamentado na gestão dos índices técnicos.

Ele é baseado no Manejo Nutricional, Manejo Sanitário e Gestão por resultados.

Diferencial do Programa Recria Turbinada

O Programa de Recria Turbinada baseia-se nos pilares de um bom manejo sanitário (preparo dos animais), manejo nutricional diferenciado, planejamento e gestão do processo, escolha de animais.

  1. Manejo Nutricional

Geralmente utiliza-se no Brasil durante o período da Recria o uso de proteinado para manter o peso dos bezerros e eles não sofrerem tanto.

Entretanto para ter uma recria mais curta e eficiente deve-se utilizar a ração de sequestro ou uma mistura múltipla com alto teor de concentrado

Outro detalhe: elaborar uma nutrição específica para Novilhas e novilhos

Importante: o grande propósito no encurtamento da recria é impedir o problema do estresse nutricional ocasionado principalmente no período seco e evitar o baixo desempenho produtivo dos animais melhorando a velocidade constante do crescimento destes animais.

2.Manejo Sanitário

 Antes dos animais entrarem na Recria Turbinada começa com um manejo sanitário diferenciado com uso de endectocidas, suplementos injetáveis e principalmente vacinas contra clostridioses (múltiplas).

3.Gestão por Planejamento & Resultados por índices técnicos

 A Recria objetiva-se “pegar” animais no desmame pesando entre 6-7@s è Levar estes animais 11 -13 @s

 Nosso objetivo é encurtar o período que estes animais chegam ao peso ideal.

 Definir objetivos e metas, planilhas de custos, orçamento e investimento e adotar as ferramentas de controle para mensurar os resultados.

Deseja saber mais sobre a Recria Turbinada, adquira o Nosso Manual Recria Turbinada

RECRIA BANNER

11 - comprar-agora-especializati

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

comentários

Compartilhe

Warning: Parameter 1 to Bunyad_Posts::pre_get_posts() expected to be a reference, value given in /var/www/html/farmacianafazenda.com.br/web/blog/wp-includes/plugin.php on line 601