Gestão profissional do semiconfinamento garante produção eficiente e lucrativa

0

 

Atualmente a pecuária de corte busca reduzir o tempo de produção dos animais visando a redução no tempo de abate. Este processo denomina-se intensificação dos sistemas de produção.

Um dos sistemas de produção intensificada é o semiconfinamento, que vem a ser o fornecimento de concentrado aos animais presentes em pastagens diferenciadas.

Os modelos de semiconfinamento presentes em algumas propriedades do Brasil permite terminar os animais tanto no período das águas quanto no período da seca.

O semiconfinamento apresenta algumas vantagens em relação ao confinamento, que utiliza currais de engorda com piso cimentado, cochos cobertos e equipamentos mais sofisticados, a se destacar:

  • Animais apresentam-se em bom estado de bem estar animal, pois consomem volumosos em pastagens abertas;
  • Baixo custo operacional
  • Baixo investimento em instalações e equipamentos (cochos, cercas, bebedouros) , uma pá carregadeira e um vagão misturador simples;

Atualmente como é realizado a produção intensiva de semiconfinamento no Brasil?

Ao visitar várias propriedades verifico que o modelo de semiconfinamento existente no Brasil consiste em o proprietário “separar” uma área de pastagens na fazenda, selecionar animais de 14 a 15 @s e engordá-los até atingir 18-19 @s, colocar uns cochos (tambores de plásticos) nestes pastos, e fornecer “comida” para os bichos, sempre com a “consultoria” das empresas de nutrição.

Dá resultado? Sim claro, senão o pessoal não colocaria lotes e mais lotes ao longo dos anos nas fazendas.

Tem modelo de gestão?  Sim, claro que tem gestão, senão as fazendas já teriam fechado e não estariam ativas.

Mas eu pergunto? Será que a maioria das fazendas estabeleceu objetivos e metas para sua produção intensiva? Qual o planejamento da produção? Quantas doses de endectocidas são gastos por lotes de produção? Quais os fornecedores de milho? Quais os períodos que organizarei as pastagens diferidas?

Estas e outras questões são respondidas pelas informações geradas durante o processo produtivo.

Mas o que vem a ser Gestão? Como deve ser realizada a gestão profissional do semiconfinamento?

A moderna gestão rural (Garcia da Silva, 2013) é definida como a maneira mais eficiente de utilizar os recursos conforme os objetivos do seu proprietário.

Para se ter uma boa gestão da fazenda e do semiconfinamento, deve-se estabelecer os objetivos e metas, índices zootécnicos e parâmetros indicativos.

Também deve-se verificar o atendimento das metas estabelecidas ( através das ferramentas de controle), organizar ações corretivas no insucesso, por exemplo:

  • Lote 3 no pasto x deveria ganhar 1,100 kg de peso por dia e ao final do período produtivo observou-se que ganhou apenas 850 gramas ao dia. Quais os fatores que contribuíram para o insucesso? O problema está na formulação da ração ou no fornecimento da ração? Foram realizadas quantas pesagens ao longo do período produtivo? Que medidas de ajustes terei que tomar para o próximo lote? Tem comparativo com outros lotes?

Observe o Leitor que são questões importantes que se a propriedade não tiver um controle das atividades e um eficiente sistema de informações certamente não irá saber se está tendo lucro ou prejuízo no semiconfinamento.

Para elaborar um modelo de gestão profissional no semiconfinamento deve-se primeiramente estabelecer objetivos e metas;

Depois fazer um estudo técnico da produção: instalações, equipamentos, manejo nutricional, sanitário, escolha dos animais, para depois fazer o estudo econômico.

Por fim implementar as ferramentas de gestão integradas, que são constituídas de:

Gestão Econômica + Gestão Administrativa + Gestão técnica

A gestão administrativa é composta de: planejamento e ferramentas de controle;

 A gestão econômica é composta: finanças, custos e orçamento da produção

A gestão técnica é constituída de: sistemas de produção, índices técnicos e os diversos tipos de manejos.

Vale ressaltar que os três processos de gestão estão totalmente interligados.

Como se nota , fazer uma gestão profissional do semiconfinamento requer pessoal capacitado, sistemas de produção ajustados , além de um bom sistema de informações visando a tomada de decisões.

Com o objetivo de orientar os produtores pecuários nas técnicas de produção e de gestão do Semiconfinamento, o Farmácia na Fazenda e a Qualyagro lançaram a Consultoria em Gestão do Semiconfinamento.

gest semiconfinamento gestão semiconfinamento

Informações: contato@farmacianafazenda.com.br ou zap: 71-98101-4194

http://farmacianafazenda.com.br/consultoria/

11 - comprar-agora-especializati

Autor : Guilherme Augusto Vieira, Médico Veterinário, Doutor, Professor das disciplinas de produção animal e Administração Rural dos Cursos de Veterinária da UNIME e UNIFACS, Consultor de várias empresas agropecuárias.

Comentários

comentários

Compartilhe