CD Crie Galinha Caipira orienta produção da atividade

0

O que é  “Galinha Caipira”?

A “velha” galinha conhecida como “pé duro ou caipira” dos terreiros,”fundo de quintal” é a galinha criada a solto, nos terreiros, exercitando-se e selecionando ao mesmo tempo o tipo de alimento. Historicamente tem um prazo maior de produção de carnes e ovos, com baixa produtividade que o da avicultura industrial, caracterizando-se como uma produção saudável.

A produção de galinhas caipiras perdurou por muito tempo nas fazendas brasileiras, ficando restrita aos pequenos produtores, sendo utilizadas aves de baixa produção e de baixo nível técnico.

Segundo a EMBRAPA (2002), Tradicionalmente, as criações domésticas de galinha caipira, praticadas nas unidades agrícolas familiares, se caracterizam pela sua forma de exploração extensiva, na qual inexistem instalações, bem como, a adoção de práticas de manejo que contemplem eficientemente os aspectos reprodutivos, nutricionais e sanitários. Tal fato resulta em índices de fertilidade e natalidade reduzidos.

Atualmente, a produção da “galinha caipira” mudou. As aves chamadas de caipiras são marcas que foram geneticamente trabalhadas, selecionadas e adaptadas. Essas aves passaram por programa de melhoramento genético para a fixação de alguns parâmetros produtivos e, ao mesmo tempo, para reduzir as características indesejáveis, como o choco, passando a compor, ao longo do tempo, um sistema de criação que permite maior produtividade ( Santos et al, 2009).

O programa de seleção das aves para serem criadas em sistema caipira, procurou encontrar um ponto de equilíbrio entre o passado e o futuro e entre a rusticidade e a produtividade, apresentando aves com potencial de produção de 270 a 300 ovos ao ano (Trocoli,2006) .

As aves especializadas para produção de carne também foram selecionadas para a produção  com a vantagem da comercialização de um produto diferenciado com melhor remuneração por parte do mercado consumidor.

O novo sistema de produção de galinha caipira requer melhoria nas instalações,  novos equipamentos, higiene, melhorias no manejo sanitário, uma ração apropriada para as novas vertentes produtivas para a galinha caipira, lembrando que esta produção é mais “rústica” que a galinha de granja, mas requer os mesmos manejos e cuidados.

A ave caipira tem o período de criação mais longo, cerca de duas vezes superior ao das aves industriais, com produção de ovos e carne menores, mas o produto diferenciado é de alta qualidade e, cada vez mais, conquista consumidores exigentes, principalmente os consumidores urbanos.

Atualmente o sistema de produção de galinhas caipiras apresenta à seguinte classificação,  de acordo a sua função econômica:

-Para produção de ovos (poedeiras).

– Para produção de carne (corte).

– Dupla aptidão (carne e ovos).

A produção de galinhas caipiras tem investimentos relativamente baixos e instalações de fácil construção com técnicas simples de manejo. A criação caipira tem se mostrado lucrativa, principalmente, para pequenos produtores, pois tem a vantagem da comercialização de um produto diferenciado com boa procura e melhor valor de comercialização.

Também tem se mostrado uma ótima alternativa para pecuaristas de corte e leite que desejam agregar mais uma atividade animal em sua propriedade.

Caso o pecuarista  tenha problemas com a mão de obra aqui vai uma dica:

Durante as minhas viagens pelo Brasil trabalhando a Farmácia na Fazenda tenho observado que os produtores pecuaristas ao criarem galinhas caipiras tem como mão de obra as esposas dos peões das fazendas.

Lembrem-se :estas senhoras tem histórico de “roça”, adquirem uma ocupação, passam a ter renda, melhoram sua dignidade, e o melhor: o trabalho nos galpões não interfere nos afazeres domésticos. Muitos casos os produtores “dão participação” na produção, lógico que cada caso é um caso. Pensem no assunto.

Diante do que foi exposto, a Qualyagro – Farmácia na Fazenda lançou o Manual Prático Crie Galinha Caipira,com a finalidade de atender uma demanda do setor e colaborar com a melhoria dos processos da produção de “Galinha Caipira” .

O leitor conhecerá o planejamento das instalações de um galpão básico de produção, manejo sanitário com as principais etapas de vacinação,  além do manejo geral da granja e nutricional. Consta também no Manual  uma planilha de custos e investimentos para montagem de sua futura granja

O Manual poderá ser adquirido diretamente no site www.farmacianafazenda.com.br/produtos   ou através do contato@farmacianafazenda.com.br  em formato CD.

Aproveite e adquira o nosso Manual de Controle de Pragas em Granjas de Aves

MCP Granjas de Aves

Comentários

comentários

Compartilhe